BMW apresenta Alpina B4 Gran Coupé


Alpina B4 Gran CoupeApós ser adquirida pela BMW (leia aqui), a Alpina apresentou seu primeiro modelo “da nova era”. Chamado B4 Gran Coupe, o modelo é uma versão esportiva do sedã da Série 4 (leia aqui), que até o momento não ganhou a variação M4, por ora limitada a cupê  e conversível (leia aqui). A novidade chega às lojas europeias em breve e ainda não tem previsão de ser comercializada em outras regiões.

Alpina B4 Gran Coupe

A base do B4 é o Série 4 “comum”, embora com tração integral xDrive. Ele adota o mesmo 3.0 Biturbo de seis cilindros a gasolina amplamente usado na BMW. Se no M440i Gran Coupé atual ele entrega 374 cv, pulando para 480 cv nos M4 Coupé e Cabrio (ou 510 cv nos Competition), no Alpine são gerados 502 cv (495 hp) e 74,4 kgfm. A divisão esportiva afirma ter ampliado a energia gerada com a adoção de novos turbocompressores, intercooler maior, escape em aço inox e coletor de admissão revisto, entre outras mudanças. O câmbio é automático de oito marchas e tem escalonamento próprio. Segundo a empresa, as mudanças são suficientes para fazer o sedã acelerar de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e alcançar os 300 km/h.

Alpina B4 Gran Coupe

Além do conjunto motriz, a nova subsidiária da BMW fez outras alterações mecânicas. O B4 conta com amortecedores adaptativos, molas mais firmes e barras antirrolagem, além de nova cambagem na dianteira. O sistema de direção foi revisto, adotando agora os modos Comfort e Sport, e os freios foram redimensionados, recebendo discos de carbono-cerâmica como opção. Os pneus fornecidos pela Pirelli foram criados especificamente para o B4, exibindo a inscrição “P-Zero ALP” nas laterais.

Alpina B4 Gran CoupeNo visual, o B4 segue a cartilha dos Alpina de sempre, sem alterações extravagantes. Há um conjunto de saias em toda a carroceria, com o nome da divisão estampado na base do para-choque dianteiro. Também são novos os dois pares de escapes traseiros, as rodas de 20 polegadas com 20 raios, o difusor traseiro e a gama de cores, que mantém a paleta tradicional da BMW e da divisão Individual e acrescenta os tons azul e verde da Alpina. O interior exibe os logotipos da divisão e traz couro Lavalina no volante. O material pode ser aplicado também nos bancos, com várias opções de cor.

Alpina B4 Gran Coupe

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?